terça-feira, 13 de setembro de 2016

Terças Missionárias Igreja em saída. Paróquia em missão.


Caros irmãos e irmãs em Cristo, paz!

Chegamos ao final de mais um documento da CNBB, o Documento 102 – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – 2015 a 2019. Este ano, a Diocese de Lorena está em um processo de Assembleias. Iniciou-se com as Assembleias Paroquiais, onde cada Pároco reuniu-se com os leigos das pastorais e movimentos de sua Paróquia e dali resultaram 05 coisas boas que já existem, que já vem sendo feitas, e 3 coisas que ainda precisam ser feitas ou melhoradas. Estamos agora finalizando as Assembleias Setoriais, onde alguns representantes de cada Paróquia e de Casas Religiosas juntamente aos Párocos, Diáconos, Seminaristas, reúnem-se para discutir o que foi apresentado e visto nas assembleias paroquiais e também para opinarem sobre coisas boas e coisas a serem feitas ou que não estão sendo feitas a contento, que não apareceram como resultado nas paróquias, mas que são relevantes. No dia 03 de dezembro acontecerá a Assembleia Diocesana, onde os resultados das Assembleias dos Setores (que vieram também das Assembleias Paroquiais) serão apresentados e discutidos. Alguns devem estar se perguntando: para que servem as Assembleias? A partir delas, o Bispo com sua Coordenação de Pastoral, após ouvirem a realidade de cada Paróquia, de cada Setor e do que resultar em nível de Diocese, terão embasamento para a formulação do Plano Diocesano de Pastoral, de modo que as respostas, propostas e soluções voltem para os Setores e, consequentemente, para as paróquias. Nisto tudo, está a importância do Documento 102, pois nele é que se baseou o material para as Assembleias. Um importante momento para ouvir o que os leigos engajados têm a dizer e a oferecer para a Diocese caminhar no seu plano de evangelização.

Como podemos ver no Documento 102, há a importância de uma consistente pastoral universitária, também da pastoral da comunicação, pastoral da cultura e da presença pastoral junto aos empresários, políticos, aos formadores de opinião, aos líderes comunitários.

O documento também ressalta a importância do cuidado da vida do planeta, esse que se depara com o risco de degradação talvez irreversível, com a exploração sem limites. Devemos educar para a preservação da natureza e o cuidado com a ecologia humana, através de atitudes e ações que zelem pelo meio ambiente.

Promova-se também a maior participação social e política dos cristãos leigos e leigas; a adesão ao Evangelho incentiva “todo batizado a ser instrumento de pacificação” (Evangelii Gaudium, n. 239). É urgente uma presença mais efetiva nas periferias existenciais.

Confiemos à Mãe Aparecida o generoso esforço para que essas Diretrizes sejam aplicadas, e que assim venham os frutos delas esperados.


Que Deus abençoe.

Tatiane Bittencourt
Comissão de Festas e Eventos PNSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!