terça-feira, 20 de setembro de 2016

Igreja em saída. Paróquia em missão “Sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50)

Caros irmãos, paz!

O Papa Francisco, inspirado em seu coração, proclamou o Ano Santo da Misericórdia, que se iniciou no dia 08 de dezembro de 2015, solenidade da Imaculada Conceição, cuja festa litúrgica indica o modo de agir de Deus desde o princípio. Depois do pecado de Adão e Eva, Deus quis Maria santa e imaculada no amor para que a humanidade não ficasse sozinha, à mercê do mal. Perante a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão. A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado. O dia 08 de dezembro também comemora 50 anos da conclusão do Concílio Vaticano II, que marca um novo tempo no modo de evangelizar; a Igreja sentia a responsabilidade de ser, no mundo, o sinal vivo do amor do Pai.

Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai. Na plenitude do tempo, Deus mandou o seu Filho, nascido da Virgem Maria, para revelar-nos o seu amor. Quem O vê, vê o Pai (Jo 14, 9). Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia; ela é fonte de alegria e salvação. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abra o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.

“Sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50). Esse é o tema da Novena e Festa de nossa Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, que acontecerá de 03 a 12 de outubro. Maria, Mãe de Jesus, é misericordiosa assim como o Pai. Ela que, prontamente, deu o seu sim ao projeto de Deus para nossa salvação. Neste Ano Santo da Misericórdia, lembremo-nos de que precisamos estar em sintonia com Deus, que gostemos de rezar, de falar com Ele, de escutá-Lo. Deus é amor e é perdão, nunca se afasta de nós. Já nós nos afastamos Dele quando deixamos de cuidar do nosso próximo às vezes tão próximo... ou daqueles pequeninos tão necessitados; quando não nos comportamos como verdadeiros filhos Dele.

Estamos introduzindo o estudo da Bula da Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, chamada Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia). Nela, Papa Francisco nos fala que há momentos em que somos chamados de maneira mais intensa a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai e por isso ele proclamou esse Jubileu, como um tempo favorável para a Igreja.  Iremos apresentar um pouco da essência desta Bula, dos símbolos do Jubileu e das Obras de Misericórdia.

O Ano Jubilar terminará na solenidade litúrgica de Jesus Cristo, Rei do Universo, 20 de novembro de 2016. Diz o Papa que “a misericórdia de Deus não é uma ideia abstrata, mas uma realidade concreta, pela qual Ele revela o seu amor como o de um pai e de uma mãe que se comovem pelo próprio filho até ao mais íntimo das suas vísceras. Provém do íntimo como um sentimento profundo, natural, feito de ternura e compaixão, de indulgência e perdão”.

Que Deus nos dê a graça de Sua misericórdia e que sejamos misericordiosos como Ele é.

Misericordiae Vultus
Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia

Papa Francisco


Tatiane Bittencourt
Comissão de Festas e Eventos PNSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!