terça-feira, 23 de agosto de 2016

Terças Missionárias Igreja em saída. - Paróquia em missão.




Caros irmãos e irmãs em Cristo, paz.



Hoje vamos conversar sobre o tema “Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”, a terceira das 5 Urgências da Ação Evangelizadora. Para relembrarmos quais são elas:


A iniciação à vida cristã e a Palavra de Deus estão intimamente ligadas, de modo que não pode acontecer uma sem a outra. Deus se dá a conhecer no diálogo que tem conosco.

O discípulo missionário é convidado a redescobrir o contato pessoal e em comunidade com a Palavra de Deus. A Igreja hoje tem consciência da necessidade das novas gerações de serem introduzidas na Palavra de Deus através do encontro e do testemunho autêntico do adulto, da influência positiva dos amigos e da grande companhia que é a comunidade eclesial. O atual excesso de informações exige formação adequada que auxilie na escolha e na aceitação de Jesus, para escutar a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes. O discípulo missionário é bombardeado de questões que desafiam a fé, a ética e a esperança, de modo que devemos estar familiarizados com a Palavra de Deus e com o Deus da Palavra, para não se abalar e continuar firme no nosso testemunho de fé.

A Palavra de Deus dirige-se a todos, sem distinção. Ela é luz para a vida. Quanta riqueza evangelizadora se alcança por meio dos Círculos Bíblicos e Grupos de Reflexão. Quando ouvida e celebrada em Comunidade, a Palavra de Deus gera solidariedade, reconciliação e paz. Dessa forma, o discípulo missionário a acolhe e a vive em comunhão com a Igreja.

A animação bíblica de toda a pastoral é um caminho de conhecimento e interpretação da Palavra, um caminho de oração e comunhão com a Palavra e um caminho de evangelização e proclamação da Palavra.

”Não nos tornamos cristãos com as nossas forças. A fé é primeiramente um dom de Deus que nos é dado na Igreja e através da Igreja” (Papa Francisco)

Fonte: Documento 102 CNBB, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, cap. 3.

Tatiane Bittencourt
Comissão de Festas e Eventos PNSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!