terça-feira, 16 de agosto de 2016

TERÇAS MISSIONÁRIAS - IGREJA EM SAÍDA. PARÓQUIA EM MISSÃO.


Terças Missionárias
Igreja em saída. Paróquia em missão.

Caríssimos, paz!
Hoje vamos conversar sobre a Segunda Urgência na Ação Evangelizadora, presente no Capítulo III do Documento 102 da CNBB – Igreja: casa da iniciação à vida cristã.
Lembrando quais são as 5 Urgências: 

    1.       Igreja em estado permanente de missão
    2.       Igreja: Casa da iniciação à vida cristã
    3.       Igreja: Fonte de animação bíblica da vida e da pastoral
    4.       Igreja: Comunidade de comunidades
    5.       Igreja: A serviço da vida plena para todos

No Documento de Aparecida, n. 136, está assim escrito: “A admiração pela pessoa de Jesus, seu chamado e seu olhar de amor despertam uma resposta consciente e livre desde o mais íntimo do coração do discípulo”.

É preciso ajudar as pessoas a conhecer Jesus Cristo e anunciá-Lo. A vida cristã não se esgota na preparação aos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma, mas ela é uma adesão à Jesus Cristo e, por isso, nossas comunidades devem ser lugares preparados para favorecer o encontro com Ele, numa catequese permanente. Isso requer acolhida, diálogo, partilha, escuta da Palavra de Deus e adesão à vida comunitária. Além disso, requer um perfil de catequista/evangelizador, que faça uma ponte entre o coração que busca descobrir ou redescobrir Jesus Cristo e o Seu seguimento na comunidade de irmãos, todos colaborando para a edificação do Reino de Deus.

Percebemos, então, a importância da liturgia, pois “nenhuma atividade pastoral pode se realizar sem referência à liturgia” (Documento de Puebla, n. 927), tendo ela um papel fundamental na missão evangelizadora da Igreja, na consolidação da comunidade cristã e na formação dos discípulos missionários.

Todo caminho de fé exige perseverança. É um caminho...; com todos as pedras, os espinhos, mas também a água que acalma e mata a sede, e a flor que embeleza. Não devemos desanimar diante das dificuldades e dos males deste mundo. Aconselha o Papa Francisco, na Evangelii Gaudium:

“A alegria do Evangelho é tal que nada e ninguém no-la poderá tirar (cf. Jo 16, 22). Os males do nosso mundo – e os da Igreja – não deveriam servir como desculpa para reduzir a nossa entrega e o nosso ardor. Vejamo-los como desafios para crescer. Além disso, o olhar crente é capaz de reconhecer a luz que o Espírito Santo sempre irradia no meio da escuridão, sem esquecer que, ‘onde abundou o pecado, superabundou a graça’ (Rm 5, 20). A nossa fé é desafiada a entrever o vinho em que a água pode ser transformada, e a descobrir o trigo que cresce no meio do joio” (cf. EG, n. 84).

Portanto, não desanimemos! Alegremo-nos em Cristo!

Até mais.

TATIANE BITTENCOURT
COMISSÃO DE FESTAS E EVENTOS PNSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!