sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Sexta-feira, 24 de dezembro de 2010 - IV SEMANA DO ADVENTO

Santos do Dia: Adélia (abadessa), Charbel Makhlouf (presbítero, monge maronita), Delfim (bispo).

Primeira leitura: 2 Samuel 7, 1-5.8b-12.14a-16.
O reino de Davi será estável para sempre diante do Senhor.
Salmo responsorial: Sl 88 (89), 2-3. 4-5. 27 e 29 (R/. cf. 2a).
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!
Evangelho: Lucas 1,67-79.
O sol que nasce do alto nos visitará.

Lucas narra, no cântico de Zacarias, uma profecia que começa glorificando a ação de Deus na vida de Israel. Zacarias celebra um Deus que não fica afastado nem indiferente à situação que atravessa o povo, mas que vem a ele e, desde dentro, suscita uma força de salvação. É um Deus que cumpre suas promessas e se mantém fiel ao seu juramento.

Seu desejo fundamental para com o povo é uma vida em liberdade, sem temor, orientada pela justiça. João é um sinal dessa promessa de Deus, que não limitou sua atuação na historia, mas que continua vigente. É o profeta do Altíssimo que vai adiante do Senhor, preparando-lhe seus caminhos, pregando o perdão dos pecados e a conversão do povo como condição de salvação.

Zacarias reconhece que a pregação de João tornará possível que a luz que vem do alto (Jesus) se faça presente para guiar os que vivem afastados de Deus. Hoje, em nossa realidade de violência e morte, Deus ainda continua com sua promessa de libertação, está ao lado do pobre, do oprimido, do excluído, daquele que não conta para a sociedade e clama por justiça.

Comentário do Evangelho da Missa da Noite da Véspera de Natal – Vigília do Natal
Lucas 2,1-14

O nascimento de Jesus acontece no despojamento total. O filho de Deus, esperança dos pobres, nasce entre os seus. A notícia é dirigida, em primeiro lugar, aos que nunca tiveram uma boa notícia na vida. Os primeiros destinatários são os mesmos que mais tarde receberiam a sua pregação: os pobres. Só eles poderiam reconhecer nele o seu messias.

Somente um coração simples pode sentir a presença da esperança que vem do alto em uma criança recém nascida. Enquanto os grandes esperam um messias forte e poderoso, os pastores adoram um recém nascido, reclinado numa manjedoura. Os simples de coração conseguem ver a proximidade e o amor materno de Deus no recém nascido.

Que nesta noite santa, Maria nos ensine a acolher o Deus menino no silêncio; que José, nos ensine o dom da fé; que nossa alegria não se confunda com as estridências desta noite e que, do fundo do nosso ser, ressoe o cântico: glória a Deus no mais alto do céu e paz na terra aos homens e mulheres de boa vontade... Feliz e abençoado Natal!



***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Seja bem vindo (a)!!! Deixe seu comentário. Será bem legal.
Obrigada. Volte sempre!!!!!